Os gatos nos mitos e lendas. Os gatos nas letras e nas artes. Gatos célebres. E os gatos da sua vida. É já na próxima quinta-feira, 2 de novembro, que é publicado Aqui Há Gato – Almanaque dos Factos Felinos, a que nenhum cat lover vai resistir.
Do Egito ao Vietname, da América do Norte à Tailândia, de Portugal ao Irão. A viagem na companhia destes animais, que, como dizia Nietzsche, Deus criou para que o ser humano pudesse acariciar o tigre, leva os leitores a mergulhar na literatura e a viajar no tempo. Entre Emily Brontë, Patricia Highsmith, Haruki Murakami, Salvador Dalí e Henri Matisse, são inúmeros os nomes da história das Letras e das Artes que fizeram o seu percurso acompanhados destes animais sem igual. Mas há outros gatos célebres que fizeram parte da História, como os de Anne Frank, Elizabeth Taylor ou rainha Vitória, entre muitos outros.
Dizia Terry Pratchett que os gatos, tendo sido adorados como deuses no Antigo Egito, nunca se esqueceram disso… Mas como era realmente a vida destes «leões de bolso» no reino dos faraós? E na Antiguidade clássica em geral? Em que partes do mundo é considerado socialmente inaceitável fazer mal a um gato e onde são os gatos de rua mais bem cuidados? Como conseguiram estes pequenos felinos entrar nos grandes mitos de todas as civilizações? Que gatos tiveram um papel de destaque em momentos históricos e no desenvolvimento de novas tecnologias? Que políticos e celebridades eram fãs de gatos – e que influência tiveram estes felinos nos seus humanos?
Com o selo editorial Arteplural, Aqui Há Gato – Almanaque dos Factos Felinos conta como a história da relação entre gatos e humanos é a de uma aproximação, cheia de cedências, avanços e recuos. Mas atualmente é praticamente consensual: os gatos já têm os seres humanos quase completamente domesticados.